quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008

O ano de 2008 ficará para sempre como o ano que o Corinthians jogou a segunda divisão do campeonato brasileiro. Logo no final de 2007, quando foi rebaixado, o clube iniciou o projeto para no fim de 2008 comemorar o regresso a primeira divisão do futebol brasileiro. Conseguiu atingir o objetivo com distinção.

Campeonato Paulista

No início de 2008, uma equipe totalmente nova em relação à 2007, brigou pela classificação entre os 4 finalistas até a última rodada. Infelizmente não conseguiu chegar entre os melhores e conformou-se com o 5º lugar.

Copa do Brasil

Foi na Copa do Brasil que a equipe formada por Mano Menezes no início do ano começou a resgatar o respeito que tinha perdido em 2007.

Depois de eliminar o modesto Barras do Piauí e o Fortaleza, o primeiro grande desafio foi superar o Goiás. Após perder o primeiro jogo por 3-1, o Corinthians fez a sua melhor exibição no ano, ganhou por 4-0 e seguiu na competição.

Seguiu-se o São Caetano, que foi derrotado nos dois jogos (2-1 e 1-3) e nas semi-finais o adversário foi o Botafogo. Dois resultados iguais (2-1) levaram a decisão para as grandes penalidades e o Corinthians foi mais feliz e venceu por 5-4.

Na decisão, contra o Sport Recife, o Corinthians fez uma grande partida e venceu o primeiro jogo (3-1), no entanto no jogo decisivo, a equipe sofreu uma apatia até então não vista, perdeu (2-0) e viu o adversário nordestino conquistar o primeiro título da competição.

Campeonato Brasileiro

Em Maio de 2008 começava a caminhada do Corinthians rumo a série A. Foram 38 jogos, contra equipes habituadas ao jogo duro da segunda divisão, mas o Corinthians já tinha uma equipe formada e concentrada em busca do objetivo. Foi líder desde a primeira jornada, conseguiu garantir matematicamente o retorno a primeira divisão quando ainda faltavam 6 jogos e pode comemorar o insólito e inusitado título de Campeão Brasileiro da Série B quando ainda faltavam 4 jogos para o fim da competição.

O público sempre fiel, acompanhou a trajetória na série B - trajetória que já foi retratada em livro e será brevemente retratada em filme - pode comemorar o regresso da tradição corintiana de vencer, esteja a equipe na divisão que estiver.

O Corinthians amargou um péssimo final de ano em 2007, mas em 2008 trabalhou, lutou e brilhou para ter um ótimo final de ano.

Feliz Ano Novo Corinthians!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

América 2 : 0 Corinthians



Este jogo foi o último da série B para o Corinthians. O campeão da competição apresentou um a equipe sem os titulares, uma vez que todos estavam de férias. O jogo não serviu para nada, apenas para fazer parte das estatísticas.